Músicas para malhar: dicas para criar a playlist ideal para o seu treino

Equipe IronLovers

Equipe IronLovers

Marketing & Content for Fitness

18/02/2023 / Leia em 9 minutos

Não há dúvidas de que tudo fica melhor com música. Não à toa, uma boa playlist para treinar é uma ótima aliada do melhor rendimento durante os exercícios! Além disso, é cientificamente comprovado que determinadas músicas têm o poder de gerar mais energia e ânimo durante um treino. Um estudo de 1911 sobre a relação da música e o rendimento físico, do pesquisador americano Leonard Ayres, comprovou que os ciclistas pedalavam com mais intensidade quando ouviam música, do que quando estavam num ambiente em silêncio. 

No entanto, nem todas as canções servem como músicas para treinar, pois algumas não são eficientes para energizar as pessoas durante um treino físico. Por isso, hoje você descobrirá de que modo construir uma boa playlist para treinar.

Playlist para treinar

Ouvir uma boa playlist durante o treino é uma sugestão ideal para que os exercícios rendam mais. | Foto: Freepik.

Os Benefícios de Uma Boa Playlist de Treino

Escutar boas músicas de uma playlist para treinar durante a execução de atividades físicas funciona como um bom impulso e uma espécie de empurrãozinho para dar mais gás e energia nas séries dos exercícios.

Entre os inúmeros benefícios de escutar uma boa playlist para treinar, pode-se citar o fato de que ouvir música durante os exercícios reduz, involuntariamente, a percepção do esforço no treino. Sejam superiores ou inferiores, as regiões musculares vão demandar um esforço de resistência, que pode ser simples para algumas pessoas e biotipos, mas extremamente dificultoso para outras. 

O esforço excessivo durante um treino é acompanhado do cansaço, que é o principal vilão de um bom rendimento, logo, uma playlist para treinar pode fazer com que a sensação de esforço seja ofuscada e o desempenho nos treinos seja cada vez melhor!

Isso porque quando você está escutando uma boa música, a cautela em realizar toda a pilha de exercícios será equilibrada à distração gerada pelo som escutado, o que produz maior espontaneidade nos movimentos e reduz o desejo de finalizar o treino com velocidade.

Além disso, o ato de escutar uma boa playlist para treinar auxilia no aumento do ritmo dos exercícios, pois a música é uma excelente aliada para estimular a estrutura e consciência corporal, fazendo com que, ao introduzir uma playlist para treinar na sua rotina diária haja uma melhora significativa na execução dos seus exercícios. 

Outro benefício que uma playlist para treinar pode gerar está no estímulo dos graus de prazer, não só durante o treino, como após. Ouvir boas músicas para treinar faz com que o corpo do atleta reduza a possibilidade de produção de hormônios relacionados a sentimentos negativos, que podem prejudicar o rendimento e a energia no momento do treino. 

A tristeza e o estresse são exemplos de sentimentos que o corpo pode produzir e diminuir o desempenho durante os exercícios. No entanto, com a ajuda de uma playlist para treinar, o corpo tende a liberar a endorfina, serotonina, adrenalina e cortisol, hormônios que, quando associados à atividade física, auxiliam no bom rendimento e estimulam a sensação de prazer, durante e após os exercícios e mantendo ofuscados todos os problemas e sensações negativas naquele momento.

E, por fim, mas extremamente importante, um benefício essencial de escutar uma playlist para treinar é a melhoria do humor. Não é sem motivo que a maioria das academias colocam som em seus ambientes, isso acontece porque a música gera maior motivação nas pessoas que estão ali treinando! 

A escuta de músicas para treinar, quando em ritmo dançante e contagiante, ajuda a melhorar o humor das pessoas na academia, pois ao combinar o som com a prática de exercícios físicos, o cérebro libera hormônios de felicidade como a dopamina, que no momento em que é liberada, auxilia no estímulo da sensação do prazer, intensificando a energia e motivação durante o período de treino. 

Como Escolher as Músicas Para a Playlist de Treino?

Existem plataformas musicais de streaming que contam com inúmeras playlists já prontas, voltadas para o momento de prática de exercícios, mas, nada melhor do que conhecer o seu próprio gosto musical ao ponto de criar por conta própria a sua playlist para treinar! De acordo com diversas pesquisas, o que mais intensifica a motivação de quem realiza treinos e exercícios físicos, no que diz respeito a playlists, são as que contêm músicas escolhidas pela própria pessoa. Mas, como escolher músicas para treinar?

Bom, a primeira dica é que, antes de produzir a playlist para treinar, você tire um tempo suficiente para desenvolver bem o discernimento de quais músicas são ideias para aquela playlist, levando em conta que elas precisam atingir o ápice do seu gosto musical, ao ponto de não haver risco de enjoo nos casos de repetição de determinadas músicas. Além disso, também é aconselhável levar em conta o fato de que a duração total de sua playlist não pode ser menor do que o tempo do seu treino. 

Assim, no momento em que você estiver montando a playlist para treinar, faça um cálculo dos minutos de todas as músicas presentes na playlist para saber se este repertório consegue cobrir todo o período de duração do seu treino. Caso não cubra, é recomendável incluir novas músicas na lista de reprodução. Além disso, realizar mais de uma playlist para ter opções distintas para diferentes tipos de treino também é uma boa opção! 

Outra dica relevante para escolher bem as músicas da sua playlist para treinar é optar por uma seleção de músicas relativamente animadas, ou seja, canções rápidas e barulhentas, pois essas vão motivar o seu humor e energia na hora de fazer exercícios fundamentais, como os aeróbicos, que precisam do oxigênio para a produção de energia dos músculos. 

No entanto, apesar de ser relevante optar por músicas animadas na hora de montar uma playlist para treinar, o ritmo da canção não pode ser a única prioridade. Isso porque a letra das músicas também tem um grande papel no bom rendimento dos treinos. Letras que possuem mensagens positivas e motivacionais são benéficas, e impulsionam o indivíduo a treinar com mais esforço e dedicação. 

Uma curiosidade interessante é que existe uma ferramenta que produz, de modo automático, uma playlist na plataforma musical de streaming Spotify, personalizada justamente para o momento do treino de atividades físicas! Essa ferramenta se chama “Treine com uma Trilha Sonora” e é extremamente eficiente para as pessoas que praticam exercícios físicos. 

Ao acessar a ferramenta, você precisa realizar o login. Feito isto, a plataforma possui uma série de questionamentos que precisam ser preenchidos e respondidos com informações pessoais, a exemplo do tempo do treino e o tipo de atividades físicas praticadas, bem como as motivações do indivíduo em realizar esta playlist. 

Você também tem a opção de expressar quais são os estilos musicais que você prioriza e, dessa forma, o repertório automaticamente ficará salvo na aba do seu perfil de usuário, podendo ser encontrado tanto na web, como nos dispositivos móveis. 

3 Dicas Para Criar Uma Playlist de Treino de Sucesso

Para criar uma playlist para treinar de sucesso, você precisa, primeiramente, entender que cada tipo de exercício exige um tipo de música. Ou seja, existem músicas apropriadas para gerar a melhoria do rendimento no treino, dependendo do tipo de exercício físico executado. Muitos especialistas recomendam que em atividades como o ciclismo, a corrida e a caminhada, por exemplo, os atletas priorizem escutar uma playlist recheada de músicas que tenham entre 125 e 140 bpm.

No entanto, em casos de corrida rápida e outros treinos mais intensos, é recomendado que as músicas escutadas tenham um ritmo mais animado, de 130 a 140 bpm. Já nos casos de exercícios que consistem em suspensão de peso, as canções mais aceleradas ou com um baixo mais intensificado são bastante úteis!

A segunda dica é respeitar a sincronia das músicas. Para montar uma eficiente playlist para treinar é preciso entender que os movimentos do corpo, muitas vezes, estarão sincronizados com o ritmo da música a ser escutada no momento do treino.

Isso fará com que os batimentos cardíacos e a dinâmica da respiração do atleta se equilibrem com as batidas da canção. Segundo pesquisas, o ritmo musical que especialmente causa essa sincronia é o pop, que funciona não só como um bom aquecimento pré-treino, mas como  uma boa opção para relaxar ao fim das atividades. 

A terceira dica para montar uma playlist para treinar de sucesso está na moderação da empolgação no momento de selecionar as canções que merecem e precisam estar neste repertório. Por mais que ouvir música ofereça, cientificamente, inúmeros benefícios ao nível de rendimento durante uma rotina de treino, é preciso se atentar ao fato de que isto não é uma brincadeira. 

Por esse motivo, você não deve acreditar que simplesmente optar por escutar suas músicas favoritas irá fazer com que você tenha um desenvolvimento excelente durante o treino, por mais animadas que essas músicas sejam. 

Agora que você já sabe como preparar uma playlist para treinar, continue acompanhando o blog para descobrir mais conteúdos relacionados ao seu bem-estar e conheça os produtos modernos e inovadores da Iron Bag que contam com alto valor agregado em design e praticidade!

TAGS:

,