O que comer no pós treino para ter melhores resultados

Equipe IronLovers

Equipe IronLovers

Marketing & Content for Fitness

28/04/2022 / Leia em 7 minutos

Saber o que comer no pós treino é fundamental para atingir os resultados que deseja, já que o sucesso de um treinamento físico é motivado pela ingestão de refeições corretas tanto no pré como no pós-treino. Por isso, a alimentação no pós treino deve ser adequada ao objetivo do treino e da pessoa, ou seja, se ela quer emagrecer, ganhar massa muscular ou manter um estilo de vida saudável.

É por meio do consumo de condimentos funcionais que você auxilia o seu corpo a repor as proteínas e acelerar o fortalecimento da musculatura trabalhada. A longo prazo, o organismo se acostuma com os nutrientes ingeridos após o treino e potencializa cada vez mais os seus resultados. Saiba quais os melhores alimentos para comer no pós treino!

Saiba o que comer no pós treino para emagrecer. | Foto: Freepik.

Saiba o que comer no pós treino para emagrecer. | Foto: Freepik.

Por que é importante comer após o treino? 

Comer após o treino é muito importante porque essas refeições ajudam o corpo a se recuperar adequadamente. Após o treino é o momento em que o corpo precisa recuperar as energias e evitar desgaste da musculatura, não fornecer o necessário para o seu corpo se manter energizado e hidratado pode ser ruim tanto para a saúde quanto para os resultados que você espera conseguir com os treinos.

Mas não é preciso comer imediatamente após o treino, se você realizou uma refeição pré-treino e o tempo entre essa refeição pré-treino e a pós treino é de menos de quatro horas, não é preciso se apressar para comer logo em seguida.

 

Mas o que comer no pós treino para ter melhores resultados?

A alimentação pós treino pode ajudar a recuperar a energia, ganhar massa muscular e auxiliar na perda de peso. A maior parte dos exercícios submete os músculos a um processo de micro ruptura das fibras e dessa forma, a musculatura se desenvolve. Para que esse desenvolvimento ocorra de maneira saudável é preciso restaurar as fibras através da alimentação. Por isso, água e proteínas saudáveis são sempre recomendáveis para o pós-treino. Além disso, ovos, água de coco e azeite de oliva são bons para a maioria dos casos.

Após o treino, as proteínas consumidas devem ser de alto valor biológico porque contêm os aminoácidos necessários para um corpo saudável e são utilizadas pelo organismo com mais facilidade. É importante também consumir proteínas de origem animal e carboidrato, que ajudam a repor a energia que foi usada durante o treino.

 

O que comer no pós treino para emagrecer? 

Quem tem a intenção de emagrecer deve ter mais atenção ao que consumir. São recomendados para pós-treino alimentos que prolongam a queima calórica, repõem aminoácidos e dão saciedade. Peixes gordurosos, como salmão e sardinha, possuem ômega-3, que ajuda na queima de gordura corporal e a reduz o hormônio do stress, que também é responsável pelo acúmulo de gordura.

Café, chá verde, chá de gengibre e outros tipos de chás, aceleram e potencializam a queima de gordura. Já a cafeína ajuda a recuperar energia. A quinoa é um alimento pouco calórico e rico em proteínas, fibras e aminoácidos essenciais. Ajuda no aumento da saciedade. Frutas são carboidratos, repõem vitaminas e minerais perdidos durante o esforço físico, reequilibrando o organismo, e recuperam a sua energia. Frutas ricas em fibras auxiliam também no bom funcionamento do intestino.

 

O que comer no pós treino para ganhar massa muscular? 

Invista em boas fontes de carboidratos e proteínas para ganhar massa muscular, mas com moderação, pois o consumo excessivo pode converter em gordura. Carboidratos integrais, como pão, arroz, macarrão integral e batata doce aliam a reposição energética dos carboidratos às fibras.

Proteínas vegetais, como feijão, grão de bico, ervilha e lentilha são um excelente recurso para repor a proteína pós-treino. Além disso, sementes de gergelim, abóbora, girassol, linhaça e chia também são ótimas fontes vegetais de proteína. Proteínas animais, como leite e derivados, ovos, carne vermelha magra e frango aumentam a saciedade.

 

Pós treino de manhã 

Não sabe o que comer no pós treino de manhã? O pós-treino matinal deve ser pensado para repor a sua energia, evitando a exaustão ao longo do dia.

 

Pós treino a tarde 

Após o treino, os carboidratos devem ser aqueles que são rapidamente absorvidos pelo organismo, mas a quantidade de carboidratos que a pessoa deve ingerir varia de acordo com o seu objetivo de treino.

 

Pós treino a noite 

Já se a dúvida for o que comer no pós treino a noite, a refeição deve reequilibrar o seu corpo ao mesmo tempo em que evita calorias difíceis de metabolizar em repouso.

Pense em quais objetivos pretende atingir e na sua rotina de exercícios e desenvolva uma alimentação com personalidade para as suas necessidades e estilo de vida. Para quem precisa transportar comida no dia a dia, a Iron Bag produz Bags Térmicas Fitness de Excelência, além de desenvolver e comercializar produtos inovadores, com alto valor agregado em design, praticidade, voltados para o bem-estar e o estilo de vida saudável dos clientes.

 

O que não comer no pós-treino? 

Shakes industrializados parecem práticas refeições pós treino, mas possuem grandes quantidades de açúcar que podem prejudicar o processo de queima de gordura. Bebidas isotônicas são muito relacionadas à prática de exercícios, mas também possuem altos teores de açúcar. Alimentos fritos, devem ser evitados por serem difíceis de serem digeridos pelo organismo. Além disso, possuem alto valor calórico e prejudicam a saúde e a dieta pela concentração de gorduras saturadas.

Barras de cereais industrializadas são associadas a um lanche saudável e aliado de quem pratica exercícios. Mas por possuírem açúcar e serem pobres em fibras, acabam retardando o metabolismo e aumentando o acúmulo de gorduras. Beber álcool depois de realizar exercícios não é uma boa opção. Primeiramente, essas bebidas são muito calóricas e sem nutrientes, de modo que não contribuirão em nada para a reposição que o seu corpo precisa após o treino.

Além disso, seu fígado terá que metabolizar o álcool e pode acabar não conseguindo cuidar de hormônios que seriam importantes para a construção muscular. Existem muitos alimentos que não devem ser ingeridos após o treino. Sempre escolha consumir alimentos saudáveis, com proteínas e carboidratos.

Lembrando que um nutricionista pode indicar os melhores alimentos indicados para os seus objetivos, idade, gênero e peso. 

Agora você já sabe o que comer no pós treino! Sabemos que comer é bem mais gostoso quando está quentinha! A Iron Bag  produz Bags Térmicas Fitness de Excelência, além de desenvolver e comercializar produtos inovadores, com alto valor agregado em design, praticidade, voltados para o bem estar e o estilo de vida saudável dos clientes. Vem ser um Ironlover com nossas ironbags!

TAGS: