A hipertrofia muscular, crescimento dos músculos é o alvo de vários atletas e amantes de um corpo mais torneado, não é mesmo? Isso porque esse crescimento muscular é obtido por meio de treinos, seja musculação, funcional, enfim.
Há uma busca por mais saúde e, claro, uma aparência específica quando as pessoas buscam ganho da massa magra, como chamamos a massa muscular. Mas os resultados não são obtidos somente exercícios e sim de um conjunto de fatores.
Saiba que a alimentação é de grande importância nessa construção muscular. Por isso, entenda melhor como ocorre esse processo de crescimento muscular e quais as estratégias para conseguir melhor resultados por meio da nutrição!
Como funciona o crescimento muscular?
Sabia que são pequenas lesões que formam o aspecto musculoso que vemos em quem treina? Quando você faz exercícios físicos os músculos, precisamente as fibras musculares, entram em estresse, ficam inchadas, formando pequenas lesões.
São microlesões que ocorrem dentro das células. Por isso, logo no fim do treino percebemos diferença, porém, o que mantém essa aparência e ajuda a evoluir esses resultados é um conjunto de fatores.
Fatores esses que ajudam a ter a chamada hipertrofia, que consiste em estimular essas lesões e manter o músculo em sua maior versão, a fim de manter essas células sempre maiores. Essas lesões cicatrizam, mas mantém o crescimento obtido no músculo.
O papel da alimentação no ganho de massa
Como vimos, o músculo cresce por conta de pequenas inflamações, aos poucos ele toma a forma que desejamos. Entretanto, para conseguir produzir massa magra de maneira saudável, é preciso ter uma alimentação saudável também.
Então, na lista de alimentos consumidos devem estar aqueles ricos em proteínas, mesmo proteínas vegetais, que podem ajudar a dar força a esses músculos em crescimento.
Do contrário, se não comermos bem, podemos perder massa magra durante os treinos, pois o organismo não dá conta da rotina. Então, a fim de manter seu bem-estar, é preciso ter equilíbrio entre os treinos passados por um profissional e também uma ótima alimentação, para fornecer combustível ao seu corpo, digamos assim.
Como potencializar a hipertrofia muscular?
É importante também entendermos que o corpo mais musculoso, seja em homens ou mulheres, é fruto de um conjunto de estratégias, não somente o treino. Até o próprio descanso faz parte disso, além de alimentação regrada e o uso de suplementos.
Isso porque, como já vimos, o corpo passa por mudanças, aumenta circulação e precisa de mais proteína, por exemplo. Daí a necessidade de associar uma alimentação condizente com os objetivos, pois há novas necessidades.
Então, entenda que é uma alimentação balanceada em vitaminas e nutrientes é que vai ajudar você nisso. Sabe a chamada comida de verdade?
É aquele prato preparado em casa, com uma refeição rica com carnes, ovos, arroz, feijão e diversas frutas, verduras e legumes. Pois bem, é um bom almoço, janta, café da manhã e lanches que vão ajudá-lo nesse objetivo.
Os alimentos ricos ajudam na ingestão de mais proteínas ou outros nutrientes interessantes para o organismo nesse processo de ganho muscular. Se você tem interesse em hipertrofia muscular, agora já sabe como ele funciona e os fatores que contribuem para ter ganho de massa magra.
Lembre-se sempre que o treino é prescrito por um profissional, bem como uma dieta equilibrada e os suplementos que podem potencializar os ganhos.
E se a sua rotina é muito corrida, não deixe de carregar consigo uma marmita para os alimentos da sua dieta. Conte com bolsas térmicas de qualidade, que permitem mais facilidade no seu dia a dia sem deixar de consumir comida de qualidade.