Confira 7 exercícios para melhorar a circulação da perna

Equipe IronLovers

Equipe IronLovers

Marketing & Content for Fitness

16/02/2023 / Leia em 7 minutos

Os braços e as pernas são os que mais sofrem com a fraqueza da musculatura dessas regiões. Isso porque nessa situação o sangue não tem força suficiente para atingir as extremidades do corpo, ou seja, há uma enorme perda na circulação das pernas

 

Pensando especificamente nas pernas, a deficiência da passagem do sangue pode acarretar problemas como formigamentos, dores e inchaço. Em casos mais graves, algumas doenças podem começar a se desenvolver, como a úlcera varicosa, a trombose venosa e até varizes podem aparecer. 

 

A forma mais eficiente de prevenção e de como melhorar a circulação das pernas é por meio dos exercícios físicos constantes, em especial aqueles que estimulam os músculos dessa região. 

 

Para saber mais sobre os exercícios que melhoram a circulação da perna e mais informações sobre o mercado fitness e biotipos, continue acessando o site da Iron Lovers.

 

circulação das pernas

Alongamento ajuda muito na circulação das pernas. | Foto: Freepik.

Benefícios de praticar exercícios para a circulação da perna

Existem dois principais motivos que fazem com que os exercícios físicos tenham benefícios para a circulação das pernas, são eles o aumento do retorno venoso e a aceleração da velocidade de circulação do sangue. Além desses dois, é possível considerar que os exercícios físicos trazem outras melhorias para o organismo que acabam também colaborando para a circulação sanguínea. 

Aumenta o retorno venoso

Uma das principais influências que acarretam em problemas de circulação das pernas e dos braços é a fraqueza dos músculos. Músculos mais frouxos não prendem o sangue que, por sua vez, não tem forças para atingir as maiores extremidades corporais. Como consequência, começam a surgir os problemas. 

A prática de exercícios físicos colabora muito para o fortalecimento dos músculos (mesmo que eles não fiquem com a aparência de tonificados). Assim, há um aumento do retorno venoso, em que o sangue consegue atingir melhor os braços e as pernas. 

Acelera a velocidade de circulação do sangue

A realização de exercícios faz com que o organismo do corpo funcione mais rápido. Com isso, o praticante sente a necessidade de respirar mais profundamente, ficando até com a respiração ofegante algumas vezes, e o coração também vai batendo mais rápido. Como o coração atua como uma bomba, o sangue também vai circulando mais rápido. 

Além da circulação mais rápida, o sangue também consegue atingir lugares mais longes pois o bombeamento do coração fica mais forte. Como consequência, há um melhoramento considerável na circulação das pernas, assim como na circulação dos braços. 

7 exercícios para melhorar a circulação da perna

Os exercícios para melhorar a circulação das pernas são mais simples e menos pesados do que exercícios de musculação, por exemplo, e até alguns aeróbicos. Dessa forma, pessoas com mais idade (que são as que mais sofrem com problemas de circulação) podem fazer com tranquilidade. Ainda assim, é sempre bom ter acompanhamento com um profissional. 

Alongamento das panturrilhas

Quando as varizes começam a surgir, é notável que elas aparecem mais na região da panturrilha. Isso acontece porque esse é o local que contém mais vascularização (canais de sangue como veias, artérias e capilares) de toda a perna. Assim, para melhorar a circulação das pernas, é preciso fazer exercícios que mexam com os músculos dessa região. 

O alongamento das panturrilhas é o exercício mais eficaz para esse fim. Aqui, o praticante se deita de costas e coloca uma toalha ou um elástico na planta dos pés (segurando as extremidades do utensílio) e esticar as pernas até deixar os joelhos retos. 

Bicicleta

Andar de bicicleta corresponde a um exercício que faz muito bem para a circulação das pernas, principalmente porque os músculos de toda a parte inferior do corpo (desde os quadris até as articulações dos pés) são utilizados no movimento da bicicleta. 

Caso não seja possível andar com a bicicleta em si, é possível fazer uma espécie de simulação que também exercita a panturrilha e a coxa. Para isso, é preciso deitar de costas, colocar ambas as pernas para cima e fazer um movimento que imita a forma de andar de bicicleta. 

Movimentação dos pés

Os pés são os mais afetados pelas falhas na circulação das pernas. Isso ocorre porque eles estão na máxima extremidade, assim, o sangue tem uma dificuldade imensa em alcançar essa parte do corpo. Dessa forma, um exercício para estimular essa área torna-se crucial. 

Para isso, pode-se aproveitar da posição de simulação de bicicleta (deitado de costas com as pernas para cima), e ir movimentando a articulação dos pés de forma que eles façam um trajeto circular. O ideal é repetir o movimento por 1 minuto alternando entre sentido horário e sentido anti-horário. 

Movimentação das pernas

Existe mais um exercício feito na posição deitada de costas que ajuda na circulação das pernas. A movimentação de pernas (também chamada de separação de pernas) mexem com os músculos das panturrilhas e os músculos laterais e mediais das coxas e também pode ser usada para aumentar a elasticidade das pernas. 

Com as barrigas para cima, estica-se ambas as pernas, tentando deixar os joelhos completamente retos, e coloca-se os pés com as pontas viradas para o teto. Feito isso, é só fazer um movimento de tesoura, abrindo e fechando as pernas de maneira lateral. 

Caminhada

Um dos inúmeros benefícios da caminhada é mesmo o do melhoramento da circulação das pernas. Quem não tem tanta resistência para esse exercício, não precisa fazer nem por muito tempo nem em uma velocidade rápida: 30 minutos contínuos por dia já é o suficiente. 

Algumas dicas para quem quer começar a fazer caminhada é: faça um alongamento breve antes de começar o treino e caso você fique parado ou sentado por muito tempo no dia, tente fazer pequenas caminhadas de 3 minutos durante todo o dia. 

Natação

A natação é um exercício que mexe com músculos de todo o corpo, e com as pernas não seria diferente. Assim como a caminhada, esse não é um exercício que precisa necessariamente ser feito como um treino pesado, iniciar com uma hidromassagem já ajuda muito.

Jump

Fazer aulas de Jump (exercícios num trampolim com a orientação de um profissional) na academia são ótimas opções para quem quer melhorar a circulação das pernas e fortalecer a musculatura das pernas e joelhos. Mas não se preocupe, pois essas prática tem baixo impacto nas articulações. 

O recomendado é praticá-lo de 20 a 30 mínimo, três vezes por semana, sendo o suficiente.

Além dos exercícios que melhoram a circulação das pernas, a alimentação também é um item indispensável para a saúde corporal. Por isso, é sempre bom ter uma marmita com alimentos saudáveis como a sua companheira. Conheça, assim, as bolsas térmicas da Iron Bag clicando aqui

TAGS:

, ,