Confira 7 exercícios para melhorar a postura e manter ela boa

Equipe IronLovers

Equipe IronLovers

Marketing & Content for Fitness

15/02/2023 / Leia em 6 minutos

Melhorar a postura é um desejo de muita gente. Na maioria das vezes, essa vontade é gerada pelo desenvolvimento de doenças e de dores crônicas ou por um desconforto estético de uma corcunda. 

De fato, a postura inadequada tem graves consequências mas, felizmente, existe uma ótima forma de conservá-la e até de preveni-las: com exercícios para melhorar a postura. Eles, juntamente com a correção de outros hábitos comuns, podem ajudar bastante na correção dessa má postura. 

melhorar a postura

Esteja sempre atento em como está a sua postura, principalmente quando você estiver sentado. | Foto: Freepik.

A importância de cuidar da postura

Muita gente acha que melhorar a postura é só uma questão estética. De fato, ter uma deformidade nas costas em forma de corcunda pode incomodar bastante e acabar com a autoestima de alguém, entretanto, este não é o único motivo para consertar a postura. 

Além da deformidade, a má postura pode causar desgaste do disco da coluna, gerando problemas como hérnia de disco e outras doenças. Tendinite, bursite, artrose, estenose e bursite também entram na lista de problemas gerados pela má postura. No mais, uma postura ruim pode causar severas dores crônicas. 

Evitando problemas nas costas e na coluna

Os exercícios têm um papel muito importante para melhorar a postura, entretanto, existem outros hábitos do dia a dia que devem ser acompanhados para evitar uma má postura e até para corrigi-la. 

Atualmente muitas pessoas trabalham diariamente com computadores e celulares. Ficando durante muitas horas do dia com a cabeça para baixo, sem estar na posição ergonômica adequada, faz com que a coluna vá se envergando. Essas manias precisam ser identificadas e efetivamente corrigidas. 

7 exercícios para melhorar a postura

A melhor forma de melhorar a postura é fazendo exercícios periodicamente. Esses exercícios são mais leves e dependem mais do alongamento e da resistência em uma posição que exige mais do corpo do que de força, dessa forma, pessoas de diversas idades, com todos os biotipos e com diversos níveis de prática podem fazer. 

Mesmo sendo relativamente fáceis, o ideal é que esses exercícios sejam feitos com o acompanhamento de profissionais da área, principalmente quando se trata de pessoas com uma idade mais avançada. 

Prancha

A prancha é um dos exercícios para melhorar a postura mais eficiente, principalmente porque ela fortalece os músculos das costas e deixa todo o corpo bem retinho. 

Para fazê-la é bem simples: basta apoiar o corpo no antebraço do chão com as palmas das mãos esticadas e no peito dos pés. É importante que o corpo esteja todo reto. Quando atingir a posição correta, é só determinar um tempo e ficar nela até o momento de descanso. 

Prancha invertida

A prancha invertida funciona de forma semelhante a prancha normal mas, como o nome sugere, a barriga aqui está virada para cima. Além disso, os braços ficam esticados de forma que o corpo é apoiado somente nas mãos e nos calcanhares dos pés. Também é bom determinar um tempo limite para essa posição, que é bem exigente. 

Alongamento do tronco

Alongar o corpo é mais uma posição feita com bastante frequência no yoga que ajuda a melhorar a postura. Esta posição deixa a coluna totalmente reta, esticando também o pescoço. 

Para fazer o alongamento do tronco é só deitar com a barriga para baixo, esticando toda a perna e com os pés em posição de ponta. Feito isso, eleva-se todo o tronco colocando as mãos no chão e esticando os braços. Por último, o praticante deve olhar para o teto de forma que as costas e o pescoço fiquem retos. 

Ponte com elevação pélvica

A ponte com elevação pélvica é bem parecida com a ponte invertida. A única diferença é que aqui toda a parte superior das costas está apoiada no chão, ou seja, o tronco não fica apoiado nos braços (que ficam livres). Os joelhos devem estar dobrados em 90 graus. Por ser um exercício de resistência, determina-se pelo menos 2 minutos por série. 

Posição da criança

Ainda seguindo com exercícios de yoga que ajudam a melhorar a postura, está a posição da criança. Essa é uma posição interessante pois ela é usada muito como descanso, para relaxar. 

A posição da criança é a seguinte: dobra-se os joelhos com o corpo virado para baixo, para o chão. Os braços são esticados para frente e o peito deve encostar na ponta dos joelhos. O praticante pode ficar nessa posição por quanto tempo quiser. 

Posição do cachorro olhando para baixo

Mais uma posição de yoga que ajuda a corrigir a postura é a posição do cachorro olhando para baixo. Com os treinos constantes, esse exercício pode ser feito com maior eficiência. 

Para fazer a posição do cachorro olhando para baixo é só esticar todo o corpo, com as pernas um pouco afastadas de forma que o pé esteja de acordo com os ombros. Feito isso, estica-se os braços e joga o quadril para cima até colocar as duas palmas da mão no chão. 

Postura do bebê feliz

O último exercício para melhorar a postura também é uma postura de yoga. A postura do bebê feliz é bem intuitiva e realmente lembra um neném. Para fazê-la é simples, basta deitar com as costas no chão, elevar ambas as pernas, dobrar os joelhos e segurar os pés com as mãos. 

Dicas para manter a postura boa

Além da prática frequente de exercícios físicos, existem outras dicas que ajudam tanto nesse momento de melhorar a postura quanto para manter essa postura adquirida boa. Eles são mais lembretes diários do ações em si, sendo, portanto, a mudança dos hábitos o mais importante. 

Esteja atento em sua postura

É comum que no dia a dia as pessoas esqueçam de andar com a coluna reta. Assim, o interessante é prestar mais atenção durante o dia na posição em que as costas estão, principalmente no trabalhando ou mexendo no celular. 

Evite pegar muito peso 

Pegar peso é uma ação que exige bastante da coluna. Assim, quando isso é feito com frequência, é comum ter uma postura inadequada. Por isso, é indicado evitar pegar muito peso frequentemente. 

Use corretores de postura

Existem alguns coletes que seguram bem as costas e fazem com que as pessoas não consigam envergar a coluna. Assim, pode ser uma boa ideia usar esses corretores de postura. 

Os problemas de saúde que podem ser prevenidos pela ação de melhorar a postura também aproveitam de uma boa alimentação. Por isso, é sempre bom ter sua própria marmita com alimentos saudáveis te acompanhando. Para isso, uma bolsa térmica é indispensável. Clique aqui e conheça as opções da Iron Bag

TAGS:

,