Você anda estressado? Como é a sua rotina? Você sabia que seu nível de estresse afeta diretamente a sua respiração, e consequentemente sua qualidade de vida? É possível observar isso pelas crises de ansiedade, por exemplo. O transtorno de ansiedade é um distúrbio mental que afeta nosso corpo físico, como a respiração. Sabemos que mesmo sem diagnósticos ou entender sobre o que é estresse muitas pessoas sofrem com isso, por isso hoje vamos dar dicas e exemplos de exercícios de respiração para melhorar quadros de extremo estresse.
Estudos mostram que o Brasil é um dos países com maiores níveis de estresse no mundo. Cerca de 70% da população brasileira apresenta sintomas de estresse.
Tendo vários motivos, como um distúrbio mental, carga excessiva de trabalho, faculdade ou até mesmo emocional, o estresse vai exigindo muito do nosso corpo e afetando nossa saúde.
Quais são os sintomas de estresse?
Os sintomas de estresse são extremamente comuns, os quais a maioria das pessoas já teve ou tem frequentemente. No entanto, em um primeiro momento podem ser ignorados, o que vai levando a uma piora do quadro. Por isso a Iron Bag indica que caso você identifique a presença de muitos sintomas, ou até mesmo extremos, procure um especialista que possa te ajudar.
Dor de cabeça, má qualidade de sono, dificuldade para concentrar, emocional abalado (tendência a explosões em caso de irritação, ou mesmo, de “breakdown” caso a pessoas esteja muito cansada), ansiedade, depressão e mau funcionamento do sistema digestivo são indicativos de estresse.
No tópico, a seguir, saiba o que é preciso fazer para aliviar os sintomas de estresse.
O que fazer nessas situações?
Como dissemos, é importante que um profissional da saúde seja procurado para te ajudar a tratar a raiz do problema, que é o estresse.
As dicas e exercícios de respiração que a Iron Bag vai dar são formas de reduzir os danos para serem usados em um momento de muito estresse e/ou ansiedade. Após este momento de explosão emocional, sempre lembre-se de contatar seu médico ou psicólogo.
A seguir, confira os benefícios dos exercícios de respiração para aliviar o estresse.
Benefícios dos exercícios de respiração
Como dissemos, o estresse e a ansiedade atacam diretamente nosso sistema respiratório. Quando treinamos nossa respiração, estamos ativando o sistema nervoso parassimpático, influenciando diretamente na nossa capacidade de relaxamento.
Além disso, muitas vezes durante as crises de estresse e ansiedade, perdemos completamente a percepção da realidade. Um simples exercício de respiração como contar nossas inspirações e expirações podem nos ajudar a perceber as coisas que estão à nossa volta e reequilibrar nosso corpo.
Investir em exercícios de respiração também é ótimo para ajudar a reajustar nossa frequência cardíaca. Se você medir seus batimentos cardíacos durante um momento de muito estresse vai perceber que parece fadigado, e está possivelmente hiperventilando (como se faltasse ar para você conseguir respirar efetivamente).
Isso acontece porque o coração está trabalhando e batendo com maior velocidade tentando suprir essa procura de ar, que existe, mas você em um momento de desregulamento, não consegue obter.
De forma geral, os exercícios de respiração nos ajudam a ficar mais tranquilos. Vamos aprendê-los?
Como fazer exercícios de respiração?
Os exercícios de respiração são simples e fáceis, justamente para que você consiga lembrá-los em um momento crítico e conseguir aplicá-los e se auto regular novamente.
É importante lembrar que eles não precisam ser feitos apenas em um momento de crise. Ao longo do tempo você começa a perceber indícios que vêm antes de uma crise, e pode começar os exercícios de respiração desde este momento.
Exercícios de respiração diafragmática
A respiração diafragmática é a forma correta de se respirar porque procura encher completamente os pulmões em cada respiração.
Para fazer esse tipo de respiração, basta sentir este músculo chamado “diafragma”, localizado abaixo de seus pulmões. Ao inspirar, certifique-se de que seu abdômen está em expansão.
Você também pode procurar um lugar para deitar-se, qualquer um que se sinta confortável, o importante é estar esticado e olhando para o teto. Se quiser pode fechar os olhos.
A partir daí, você vai usar suas duas mãos. Repouse a mão esquerda em seu peito e a mão direita em seu abdômen.
Expire todo o ar dos seus pulmões. Agora, vamos contar 4, 4, 4. Inspire durante quatro segundos. Segure o ar por 4 segundos e depois expire em 4 segundos.
Repetir esse exercício pelo menos algumas vezes vai com certeza te ajudar a relaxar em momentos de estresse.
Exercícios de respiração profunda
Para um exercício de respiração profunda, em vez de fazer a técnica 4, 4, 4, você pode inspirar por quatro segundos, mas expirar em oito (o dobro do tempo).
Outra técnica é respirar e estar atento ao movimento do seu abdômen, mas também relaxando cada músculo do seu corpo que você conseguir. Essa é uma ótima dica para utilizar antes de dormir porque ninguém merece ir dormir estando tenso, não é mesmo?
E uma última dica super simples é alternar a respiração (inspiração e expiração) pelas narinas. Utilize seu dedo indicador para tapar uma narina na hora de inspirar, quando for expirar, troque o dedo de lugar e tampe a outra narina. Essa técnica ajuda a concentração e o relaxamento também! Faça essa forma de respiração algumas vezes até perceber que está conseguindo se acalmar e ficar menos estressado.
Se você gostou das nossas dicas sobre exercícios de respiração e como usá-los para reduzir o estresse e a ansiedade, continue acompanhando nossos conteúdos. O Ironlovers é um portal de estilo de vida fitness voltados para o bem estar e o estilo de vida saudável. Prezamos pela qualidade de vida dos que acompanham a gente!