Cuidar da sua saúde não precisa ser chato, muito menos difícil! O processo de reeducação de uma vida mais saudável pode te trazer também muita alegria e serotonina. E não só isso: você pode aprender a se movimentar melhor, alongar o corpo e adquirir bastante disciplina e resistência física. Mas, como fazer isso? Conhecendo os benefícios da dança para o corpo e para a saúde!
Por muito tempo, muita gente não enxergava os diferentes tipos de dança como uma oportunidade de cuidar da saúde. Com o passar dos anos, essa imagem foi sendo desconstruída e, hoje em dia, muitas pessoas buscam na dança os caminhos para uma vida saudável.
Até mesmo as academias, antes destinadas somente a exercícios aeróbicos e de musculação, hoje oferecem aulas de dança como alternativa para a realização de exercícios físicos e cuidados com o corpo.
Fato é que os benefícios de dançar vão além da saúde física do corpo, mas alcançam também a saúde mental e oferecem até mesmo uma realização pessoal. Dançar traz uma ótima sensação de satisfação, e a dança também trabalha bastante com a memória, visto que, numa aula de dança, você precisa decorar uma quantidade considerável de passos para mandar bem na coreografia!
Se você quer saber mais sobre o benefício da dança para a saúde, está no lugar certo. Neste texto, vamos contar um pouquinho mais sobre como a dança pode te ajudar a ser uma pessoa mais saudável. Acompanhe!
Os benefícios da dança
Dançar é uma arte. O contato com a dança, sua história, repertórios e diferentes ritmos já são um grande ganho para uma pessoa. Estar conectado, exercendo algum tipo de arte é mais do que satisfatório, é um alimento para uma parte de nós que, muitas vezes, não conhecemos ou exploramos. Só quem dança sabe bem do que estamos falando. É uma arte milenar que cuida muito bem da nossa alma!
E os benefícios da dança ainda fazem um efeito e tanto quando se trata de saúde mental. É fato que o exercício físico é muito importante para ocupar nossa mente, mas a dança vai além e pode trazer àqueles que a praticam muitas possibilidades e cuidados no que diz respeito à saúde mental. Além do mais, a dança exercita o tempo todo nosso cérebro, e em especial, a nossa memória.
Para dançar, é preciso decorar passos, o tempo certo para realizá-los e juntar tudo isso com a leveza que os dançarinos representam na arte.
As sequências de passos de dança feitos nas aulas também auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora e no equilíbrio dos indivíduos. E é por isso que a dança também traz disciplina – é preciso paciência e cuidado para conseguir realizar os passos com leveza e, claro, também é preciso repeti-los. Executar os mesmos passos até que se consiga realizá-los da forma correta nos ensina muito sobre resistência e persistência.
Bem, além desses aspectos emocionais, os diferentes tipos de dança também trazem muitos benefícios para a saúde do corpo. Isso porque, embora muitas pessoas achem que não, a dança é um exercício físico de alta intensidade. Os dançarinos profissionais precisam realizar musculação para acompanharem o ritmo agitado – e pesado – das aulas de dança. Do contrário, podem não aguentar os exercícios intensos dos passos e coreografias.
Dos aspectos físicos, os benefícios da dança já começam por evitar que um indivíduo caia no sedentarismo, este que é um grande vilão nos cuidados com a saúde. Só de realizar algum tipo de exercício, você já está cuidando da sua saúde! O sedentarismo é perigoso e, a longo prazo, pode trazer grandes problemas. Por isso, se você quer aproveitar bem sua vida agora e no futuro, você precisa se exercitar!
Outro benefício da dança para a saúde do corpo é que ela aumenta seu condicionamento físico. Como dito anteriormente, a dança é um exercício de alta intensidade, equilíbrio e resistência. Com isso, seu condicionamento aumenta e muito. Você cuida de sua respiração, equilíbrio e sua capacidade de aguentar diferentes pesos e exercícios por mais tempo. No meio de tudo isso, a dança ainda te auxilia a treinar sua mente para resistir a diferentes tipos de situações. São muitos benefícios.
Mais um benefício da dança, e um dos preferidos para quem está em processo de perda de peso são eles: a perda de calorias e o aumento de massa muscular. Nada melhor do que perder uns quilinhos se divertindo, não é? A dança é mestra em realizar esse tipo de desejo. Você se diverte dançando e ainda reduz seu peso. Sem contar que com os exercícios de condicionamento, você ganha massa muscular, o que significa que seu corpo vai ficar ainda mais bonito e definido para o verão!
Diferentes tipos de dança
Além dos benefícios que a dança em si já traz para a saúde de seu corpo, tem mais: existem diferentes tipos e você pode praticar aquele que mais gosta e em que se sente à vontade! Tem estilos de dança para todo o tipo de gente; conheça, experimente e veja qual se adequa mais a você!
Diferentes cidades, estados e países possuem danças típicas e diferentes formas de encarar esse tipo de arte. O melhor é que todas trarão benefícios para a sua saúde e serão muito bacanas de dançar.
No Brasil, temos muitos ritmos próprios e até mesmo ritmos que vêm de fora são “abrasileirados”, fazendo com que sempre possamos colocar o gingado brasileiro em jogo para abrilhantar em diferentes ritmos. Sendo assim, vamos conhecer alguns dos ritmos mais praticados no Brasil.
Samba
Não dá para falar de dança no Brasil sem citar o samba, não é? Esse ritmo brasileiro, trabalhado principalmente nos pés, leva nossa dança e arte para o mundo, principalmente no carnaval.
O melhor é que dentro do próprio samba você pode encontrar diferentes ritmos. Os mais conhecidos passam pelo samba que vemos nas avenidas durante o carnaval, o samba de gafieira e também o samba-rock.
Um dos benefícios da dança relacionado ao samba rock é que você pode dançar sozinho ou acompanhado, assim como no de gafieira, mas misturando outros ritmos musicais e diferentes passos de dança junto ao samba. Este é mais comum de se ver em academias e salões de dança.
Fato é que quando se fala em benefícios da dança, o samba pode te fazer perder vários quilinhos e suar bastante, tudo com muita alegria e ritmo nos pés.
Funk
O funk também é um dos ritmos internacionais que tomaram outro formato no Brasil. O funk americano, sucesso nos anos 80 e 90, foi totalmente modificado quando chegou ao Brasil.
Hoje, nosso funk possui batidas muito mais ritmadas e que permitem que a dança siga perfeitamente esse ritmo. Quantas vezes você já não viu dançarinos bailando diferentes passos na mesma velocidade que a música? Há quem diga que só uma verdadeira brasileira consegue dançar dessa forma.
Não à toa, o funk é um dos ritmos mais escutados no Brasil atualmente, levando centenas de jovens a cantarem e dançarem com vontade em festas e bailes por todo nosso território. E você, gosta de funk?
Balé
Muita gente duvida da intensidade do balé. Isso porque os bailarinos, quando estão no palco, performam coreografias dificílimas com um sorriso no rosto, o que faz com que essa atividade pareça ser fácil. Mas não caia nessa: o balé é uma das danças que exige muita disciplina e resistência física, e por isso não poderia ficar de fora da nossa lista relacionada aos benefícios da dança.
No balé, você vai exercitar seu equilíbrio, elasticidade e coordenação motora. É preciso também de muita consciência e controle mental. Sem contar que a alta repetição de exercícios faz com que seus músculos fiquem rapidamente definidos.
Conheça a Iron Bag
Bom, agora que você já sabe todos os benefícios da dança, é hora de colocar seus conhecimentos em prática. E, na correria do dia a dia, entre uma aula de dança e outra, a ida ao trabalho ou para resolver alguma coisa fora de casa, você precisa se alimentar bem!
A dança e os demais exercícios físicos só te trarão bons resultados se você souber conciliar toda essa rotina com uma boa alimentação. Rica em diferentes nutrientes e proteínas necessários para o corpo e, claro, contando com uma certa disciplina.
Por isso, em diferentes horas do dia, você pode precisar de uma refeição regrada, mas, se estiver fora de casa, pode ser difícil saber onde encontrar opções que atendam a todas as suas necessidades, não é? E é por isso que é interessante levar sua própria comida. Do contrário, sem enxergar os resultados, você pode acabar desistindo.
Quer começar uma vida mais saudável com boa companhia? Então você tem que conhecer a Iron Bag! A Iron Bag produz as melhores bags térmicas fitness para te acompanhar em todos os seus exercícios.
Depois de uma boa aula de dança, você precisa repor suas energias e nutrientes – as bolsas da Iron Bag vão te ajudar bastante com isso! Com elas, você pode levar suas marmitinhas e mais alimentos saudáveis para qualquer lugar: da academia ao trabalho, você terá a certeza que sua alimentação estará na temperatura certa para fazer uma refeição saudável e gostosa!
Visite o site e conheça os diferentes modelos da Iron Bag e não perca tempo: adquira a sua e leve sua alimentação saudável e nutritiva para qualquer lugar quando você estiver explorando os benefícios da dança!