Comida Saudável: dicas para comer fora de casa e cuidar mais de você!

Equipe IronLovers

Equipe IronLovers

Marketing & Content for Fitness

04/11/2019 / Leia em 7 minutos

Os cuidados com a comida saudável parecem mais difíceis quando estamos fora de casa: a correria nos leva a optar por soluções mais rápidas, como fast foods ou salgados bem gordurosos. Hoje, vamos te mostrar que é possível ter uma alimentação saudável fora de casa mesmo sem muito tempo.

Para te ajudar, separamos algumas dicas para comer saudável fora de casa de uma maneira prática e bem fácil. Acompanhe o post com a gente para saber como!

Saiba como ter uma alimentação saudável no dia a dia mesmo longe de casa com dicas simples!

Como ter uma alimentação saudável no dia a dia?

Um dos primeiros para uma qualidade de vida melhor é manter a alimentação regrada e saudável. Sabemos que isso parece quase impossível em meio a correria do dia a dia, mas seguir a alimentação saudável fora de casa é bem mais simples do que você pensa.

Principalmente durante a semana, a maioria dos brasileiros come fora de casa por conta do trabalho. Prova disso é a pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes, que mostrou um crescimento de 3,5% no setor de alimentação fora do lar em 2018.

A dica é não deixar a falta de tempo ser desculpa para fugir da alimentação saudável. Sabemos que as chamadas junk foods podem parecer uma opção mais prática e, muitas vezes, mais apetitosa, por isso separamos algumas dicas para manter uma alimentação saudável mesmo fora de casa.

Dicas para manter uma alimentação saudável

Listamos algumas atitudes básicas que podem te ajudar a fazer escolhas mais inteligentes no seu dia a dia, contribuindo para uma vida mais saudável e longe dos fast-foods.

Um bom motivo para ficar longe desse tipo de comida é o resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Boston: o fast-food hoje é menos saudável que 30 anos atrás. Por outro lado, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) mostrou que 80% dos brasileiros buscam alimentação saudável.

Para fazer parte dessa estatística positiva, confira essas dicas para comer saudável fora de casa:

1. Evite os fast-foods!

A primeira dica sobre como ter uma alimentação saudável no dia a dia já é clássica: fuja dos fast-foods! A gente sabe que não encontramos comida saudável nesses lugares.

O fast-food é muito tentador por ser uma solução rápida para a fome, mas lembre-se que existem escolhas mais saudáveis e esses alimentos também vão saciar melhor a sua fome.

2. Beba muita água

A água é um complemento essencial na alimentação. A dica para não esquecer de se hidratar é manter sempre uma garrafinha de água próxima a você.

Assim fica mais fácil se acostumar e logo você estará consumindo muito mais água sem nem pensar nisso.

3. Opte por comidas mais naturais

Escolha comidas mais naturais nas refeições fora de casa. No restaurante self service, por exemplo, escolha legumes, carboidrato moderado e proteína para dar a energia necessária.

Tente fugir das frituras e dos refrigerantes: peça um suco e procure bebê-lo só após terminar a sua refeição para não atrapalhar a fome. Com as escolhas certas, manter uma alimentação saudável fora de casa é fácil!

4. Não pule refeições

Nada de pular refeições só porque está longe de casa. Procure acordar um pouco antes do seu horário para tomar um café da manhã reforçado e leve uma fruta para comer durante a manhã.

Busque se alimentar durante a tarde com frutas, iogurtes ou lanches naturais. Uma boa dica são os chás: escolha infusões naturais que desintoxicam o corpo para tirar a sensação de inchaço, como o hibisco.

5. Leve sua comida com você

Para fugir mesmo das tentações e seguir uma alimentação balanceada, a dica é preparar a sua marmita e levar para o trabalho com todos os alimentos corretos. Tire um dia da semana para fazer tudo e armazene na geladeira para deixar tudo mais prático.

Preparar uma marmita saudável, em determinadas estações ou situações, como no verão e no contexto de prática de exercícios físicos,  somente saborosa não é suficiente para garantir mais saúde para você.

É essencial que ela contenha ingredientes saudáveis e capazes de fazer com que tenha mais energia e, assim, obtenha uma melhor performance nas tarefas do seu dia a dia.

Ingredientes necessários em uma marmita saudável

Antes de tudo, cabe destacar que a recomendação geral é que suas refeições devam conter um alimento de cada grupo alimentar, como carboidrato, proteína, leguminosa e vegetal.

Ter ciência disso pode contribuir para montar uma marmita saudável congelada que possa ser transportada com segurança e capaz de gerar a energia que você precisa para desenvolver suas tarefas diárias.

Com essa informação em mente, podemos dizer que preparar marmita saudável para semana deve contar com os seguintes ingredientes:

1 tipo de carboidrato

O grupo de carboidratos é composto por vários alimentos saborosos, que podem tornar sua marmita mais gostosa. Alguns exemplos que podemos destacar são: arroz, massas integrais, como macarrão, inhame, mandioca, batata-doce etc.

Agora que conhece alguns dos principais carboidratos, selecione um tipo e torne sua marmita saudável e saborosa. O ideal é selecionar carboidratos complexos que não irão causar picos de insulina, nem retardar seu metabolismo, como os integrais, por exemplo.

1 tipo de proteína

Assim como há diversos alimentos ricos em carboidratos, também temos ótimas opções de proteínas que você pode utilizar para montar sua marmita e, assim, ter um dia cheio de energia e bons resultados.

Algumas das principais proteínas que vão para uma marmita são, por exemplo, ovo, frango, carne e peixe, além das proteínas vegetais, encontradas em oleaginosas, leguminosas e verduras, como espinafre. Selecione a proteína que mais gosta e aproveite sua marmita. Observar isso pode garantir que tenha uma dieta saudável e balanceada.

1 tipo de leguminosa

Recomenda-se também colocar na marmita 1 tipo de leguminosa, para sua ingestão diária de fibras e proteínas vegetais. Alguns tipos saudáveis que temos e que você pode selecionar são: grão-de-bico, ervilha, lentilha e feijão. O mais comum entre eles em marmita é o feijão. É um prato popular, que pode garantir mais sabor para sua comida.

Vegetais

Quanto aos vegetais, não existe qualquer limitação. O ideal é que sua marmita contenha vários tipos de vegetais, pois cada qual traz benefícios para saúde. Alguns exemplos de vegetais que podemos destacar são: tomate, cebola, alface, repolho, rúcula, espinafre, brócolis e pimentão. Os vegetais irão te suprir dos nutrientes que os carboidratos e proteínas sozinhos, não dão conta, como vitaminas, sais minerais e fibras.

Jamais deixe de adotar a bolsa térmica

Antes tarde do que nunca, jamais deixe de colocar sua marmita dentro de uma bolsa térmica, sobretudo se você for se alimentar somente depois de algumas horas do preparo de sua marmita. A bolsa térmica ajuda a conservar a temperatura da sua comida por mais tempo, fazendo assim com que aprecie sua alimentação com qualidade e segurança.

Gostou das dicas que preparamos para você? Esperamos que sim. Com elas, buscamos lhe orientar a tomar atitudes corretas para conservar sua marmita em suas saídas no verão e, assim, fazer com tenha uma experiência incrível, com momentos lindos e saborosos.

Para garantir a conservação de sua marmita, não se esqueça de contar com uma bolsa térmica. Ela ajuda a conservar o sabor e a qualidade de seus alimentos por horas, de maneira a preservar sua saúde.

Leia mais conteúdos como este acessando nosso blog. Combinado? Estamos sempre compartilhando artigos que podem enriquecer seus conhecimentos e facilitar seu dia a dia.

TAGS:

,