Quem fica o dia todo fora de casa e não consegue fazer suas refeições no conforto de seu lar ou quem não tem tempo de almoço suficiente para cozinhar todos os dias precisa contar com uma bolsa térmica para marmita para comer com qualidade e gastar menos.
Mesmo podendo ser usada para outros fins, a bolsa térmica é a estrela de verdade para os almoços. Isso ocorre pela sua incrível capacidade de armazenamento, portabilidade e, claro, o mantimento da temperatura.
O uso dessa bolsa térmica, assim como a preparação dos alimentos, pode parecer uma atividade intuitiva. Mesmo que o empírico ajude bastante, existem algumas dicas que podem ser seguidas para que o almoço na marmita seja ainda melhor.
A bolsa térmica
A bolsa térmica é uma bolsa específica para a conservação da temperatura de alimentos. Fazendo essa conservação, ela acaba sendo valiosa para impedir a propagação de bactérias dentro dos alimentos e, como consequência, impede também que eles estraguem.
Para conseguir esse feito, a bolsa térmica, podendo ela ser uma bolsa térmica feminina ou masculina, é revestida por duas camadas de plástico que tem uma manta de poliestireno expandido (EPS) e pode ter também uma camada de alumínio nas paredes. Além disso, ela deve ser bem fechadinha para que não haja perda de calor.
Mesmo a bolsa térmica para marmita sendo o uso mais comum para esse utensílio, ela também pode ser usada para uma viagem, para um piquenique ou para guardar o lanche da escola de crianças e adolescentes.
O tempo que a bolsa conserva a marmita quente
O tempo que a bolsa térmica para marmita irá conservar o alimento vai depender da qualidade do produto. Os melhores conseguem consertar até 8 horas da temperatura de um alimento, seja ele quente ou frio, perdendo somente um pouco do calor.
Alimentos frios acabam usufruindo um pouco mais das bolsas térmicas do que os quentes. Isso acontece principalmente devido a possibilidade de se colocar gelo dentro das bolsas para conservar a temperatura das refeições.
Assim, o ideal é colocar as marmitas ainda frias (ou até mesmo um pouco congeladas) dentro dessas bolsas e esquentar as refeições na exata hora que for comer. Isso não é tão difícil para quem trabalha fora, o micro-ondas é um utensílio que acaba sendo bem comum.
A importância de uma boa alimentação
Não é difícil escutar que você é o que você come. Mesmo sendo um ditado popular, essa premissa faz muito sentido e pode sim refletir a realidade. Assim, para qualquer um dos fins organizacionais tem um alimento que pode ajudar. Esse cardápio deve ser montado de acordo com o seu biotipo.
Quem segue uma vida regrada de treinos e malhação sabe que precisa incluir proteínas e carboidratos em seu cardápio. Alguns alimentos previnem o desenvolvimento de diversas doenças e comidas naturais e saudáveis promovem também o bem-estar e até a saúde mental.
Dessa forma, quem não faz suas refeições em casa ou não tem tempo no dia a dia para cozinhar acaba sendo impedido de ter uma boa alimentação, já que nem sempre se acha os alimentos adequados fora de casa. Ter uma bolsa térmica para marmita torna-se, assim, uma ótima opção.
Dicas para organizar o alimento na sua bolsa térmica
Ter uma boa bolsa térmica para marmita é o primeiro passo para garantir que sua marmita fit possa ser armazenada e levada para qualquer lugar. Ainda assim, existem outras dicas que ajudam a tornar a função dessa bolsa para marmita ainda mais eficaz.
Essas dicas se relacionam muito à forma de preparação dos alimentos, fazendo com que eles possam ser armazenados por mais tempo sem perder o gosto, entretanto, a disposição da marmita na bolsa também é algo valorizado nessa organização.
Durante a preparação
É muito importante que os alimentos que vão para a bolsa térmica para a marmita sejam preparados de forma separada, sem que as talheres, as tábuas de cortar ou qualquer outro utensílio sejam compartilhados, principalmente ao se tratar de carnes e de vegetais. Isso é recomendado para que os alimentos não se contaminem.
Algo que também é recomendado durante a preparação dos alimentos é evitar fritá-los. Fugir das frituras já é indicado para quem deseja ter uma alimentação saudável. Mas dentro das marmitas, as frituras acabam ficando murchas e não ficam nada gostosas.
O uso de temperos
Os temperos ajudam bastante na construção do sabor dos alimentos. Pensando que eles serão congelados e podem perder um pouco do gosto nesse processo, selecionar os temperos ideais e caprichar neles é uma ótima ideia para quem quer investir em uma bolsa térmica para marmita.
O problema aqui é só mesmo usar temperos nas saladas, principalmente nas folhas. As folhas murcham quando ficam em contato com o sal por muito tempo, assim, o indicado é mesmo temperatura com sal, azeite e o que for de desejo na hora de comer os alimentos.
Espaço
Existem alguns modelos de bolsa térmica para marmita que já tem as divisórias certinhas para que os potes e ou as garrafas possam se encaixar de uma boa forma. Algumas até já acompanham esses potes no momento da compra.
Higiene
A primeira questão da higiene dentro da bolsa térmica para marmita se refere ao material do pote usado para o armazenamento das refeições. O melhor é que ele seja feito de vidro, que aí não há preocupação na hora de esquentar. Mas, se isso não for possível, é indicado usar um plástico livre de Bisfenol A (BPA).
Além disso, mesmo se não houver a possibilidade de lavar a marmita com bucha e sabão logo após a refeição, é bom dar uma enxaguada pelo menos com água depois de comer. Ao chegar em casa, é preciso lavar bem com água, sabão e uma bucha que deve ser substituída todas as semanas.
Todas as vantagens da bolsa térmica para marmita só podem ser usufruídas se o produto tiver qualidade. Isso só é possível com as bolsas térmicas da Iron Bag. Clique aqui e conheça as opções disponíveis.