Confira os benefícios de andar de bicicleta para os músculos

Equipe IronLovers

Equipe IronLovers

Marketing & Content for Fitness

15/02/2023 / Leia em 6 minutos

Não é fácil ver o ato de andar de bicicleta sendo classificado como um exercício vantajoso aos músculos corporais. Diferente do que muitos pensam, entre os benefícios de andar de bicicleta está o desenvolvimento de músculos, sendo esse um exercício que trabalha cerca de 8 deles. 

Além da questão dos músculos, existem vários outros benefícios que são propagados pelo ciclismo quando ele é feito como um treino regular, sendo eles tanto para os praticantes quanto para o próprio meio ambiente. 

benefícios de andar de bicicleta

Faça deste exercício um hábito. | Foto: Freepik.

Ciclismo

A verdade é que para usufruir dos benefícios de andar de bicicleta é preciso que esse seja um exercício feito de forma recorrente. Para isso, a dica é começar a praticar o ciclismo de forma espaçada, não todos os dias (principalmente se se tratar de uma pessoa sedentária) e por pouco tempo. 

Depois, com o tema, pode-se ir aumentando o tempo diário dedicado ao ciclismo e ir tentando substituir trechos curtos que seriam feitos de carro pela bike. Após algumas semanas, o ciclismo se tornará algo tão comum que a sua falta será motivo de agonia. Além disso, o conhecimento urbano também costuma ter um aumento considerável após o hábito de andar de bicicleta. 

Quais músculos são trabalhados quando andamos de bicicleta?

Os benefícios de andar de bicicleta para os músculos giram em torno de movimentá-los, fazendo com que eles não fiquem atrofiados e, como consequência, extremamente fracos e, se o exercício for feito de forma correta, ajuda a tonificar os músculos trabalhados ao pedalar. 

Quadríceps

O quadríceps é o músculo localizado na parte da frente das coxas e se destaca por ser um dos maiores de todo o corpo humano. Este é o primeiro músculo usado entre os benefícios de andar de bicicleta, sendo o responsável pelo impulso da bicicleta, transmitindo potência aos pedais. Sempre que a perna precisa fazer força este músculo é ativado. 

Gêmeos, isquiotibiais e glúteos

Os gêmeos, os isquiotibiais e os glúteos que estão localizados respectivamente na panturrilha, na parte inferior das coxas e, como o nome sugere, nos próprios glúteos. Os benefícios de andar de bicicleta atingem esses músculos, pois eles são ativados na hora de pedalar, quando a perna estica e contrai progressivamente. 

Músculos do quadril

Outro conjunto de músculos que são incluídos dentro dos benefícios de andar de bicicleta são os músculos do quadril. Eles são ativados quando é necessário fazer a pedalada redonda, que é quando o pé começa a se elevar e o praticante precisa puxá-lo para que o esforço seja compensado, e vários deles acabam sendo atingindo nesse movimento, que é relativamente simples. 

Panturrilha 

Além dos isquiotibiais, outros músculos que formam a panturrilha também acabam sendo usados e, como consequência, também são incluídos nos benefícios de andar de bicicleta. Eles são mais usados durante a segunda fase, no momento em que as pernas contraem e esticam, mas eles acabam estando ativos durante toda a pedalada. 

Abdômen e músculos das costas 

Não são somente os músculos localizados na parte inferior do corpo que são ativados durante o ciclismo, os músculos do abdômen e das costas também são. O que ocorre é que o praticante precisa se manter com a coloca ereta e a sustentação para isso quem dá são os músculos do abdômen e das costas, ou seja, eles estão sempre trabalhando, mesmo que menos. 

Os benefícios de andar de bicicleta

São muitos os benefícios de andar de bicicleta. Mesmo sendo muitos, eles podem ser divididos em três grandes instâncias: a promulgação do bem-estar, a prevenção de diversas doenças e o emagrecimento e desenvolvimento de músculos. Dentro de cada um desses itens, existem uma verdadeira infinidade de itens bons que são ganhos com a prática regular deste exercício. 

Maior bem-estar

O primeiro dos benefícios de andar de bicicleta se relaciona com o aumento no bem-estar pessoal. Apenas a realização do exercício por si só libera hormônios do prazer. Como consequência, os praticantes ficam bem mais felizes. 

Esses hormônios, assim como outros desdobramentos do andar de bicicleta, ajudam os praticantes a terem uma mente sã e também a terem noites melhores de sono. O bem-estar também é propagado pelo fato desse esporte ajudar as pessoas a terem mais momentos em família e a criar bons amigos. No mais, andar de bicicleta melhora o desempenho sexual. 

Prevenção de doenças 

Como não é só de bem-estar que vive o homem, a prevenção de diversas doenças entra na lista dos benefícios de andar de bicicleta. Quem mais ganha com esse exercícios são os joelhos, que ficam mais resistentes e doenças como artrose são controladas. 

Doenças no coração também são prevenidas e controladas por esse exercício, assim como as diabetes, problemas na coordenação motora, doenças da mente (como o Alzheimer), doenças respiratórias, colesterol, envelhecimento precoce, problemas no intestino e até doenças de pele. 

Desenvolvimento de músculos

É bem incomum o ganho e desenvolvimento de músculos estar incluso dentre os benefícios de andar de bicicleta, geralmente o foco fica mais voltado para o emagrecimento. A verdade é que pedalar todos os dias pode sim ajudar quem quer ganhar músculos, basta seguir algumas dicas. 

Para ganhar músculos pedalando, a grande dica é tratar andar de bicicleta como um treino de musculação, ou seja, é preciso haver disciplina. O indicado é que andar de bicicleta seja um exercício feito pelo menos 3 vezes na semana. 

As séries também são adaptadas e transformadas em tiros na bike (pedalar o mais rápido que o praticante conseguir por 30 segundos). Se os treinos de musculação forem feitos 4 vezes, é preciso fazer os tiros também 4 vezes e descansando por 4 minutos entre as séries. 

No mais, a alimentação é uma grande aliada no desenvolvimento de músculos, devendo ser as proteínas e os carboidratos as grandes estrelas dentro do cardápio diário de quem quer ganhar músculos pedalando. 

Com a correria do dia a dia, nem sempre é possível chegar em casa e fazer uma refeição a tempo. Esse é um problema que acaba dando uma vilipendiada nos ​benefícios de andar de bicicleta, independente do biotipo do praticante. Para solucionar essa questão, conheça a Iron Lover.

TAGS:

,