Corrida: Entenda como essa prática traz benefícios para a sua saúde

Equipe IronLovers

Equipe IronLovers

Marketing & Content for Fitness

29/10/2021 / Leia em 7 minutos

Os benefícios da corrida para a saúde e qualidade de vida são diversos, como a inibição de doenças cardiovasculares, hipertensão e câncer. Por isso, começar essa atividade é tão importante. Mas, além de saber as vantagens da corrida, é preciso saber também como começar esse hábito corretamente.
Confira abaixo, então, os benefícios da corrida e como iniciar essa prática!

Os benefícios da corrida para a sua saúde são diversos, como redução da incidência de doenças cardiovasculares.

Os benefícios da corrida para a sua saúde são diversos, como redução da incidência de doenças cardiovasculares. | Foto: Freepik.

Como a corrida traz benefícios para a sua saúde e como começar?

Há alguns benefícios da corrida que são imediatos, como a melhora do humor e redução da pressão arterial. Contudo, com a prática contínua dessa atividade, novas vantagens para a saúde aparecem.
A partir de três semanas, você ganhará condicionamento físico e, após três meses, eles são crônicos, como maior longevidade. Por isso, para que o seu corpo sinta todos os benefícios da corrida, é recomendado que pratique regularmente.
Para que os benefícios da corrida ocorram, é necessário correr no mínimo de duas a três vezes por semana, durante 20 a 60 minutos. O indicado é correr 150 minutos por semana, o que também equivale a praticar essa atividade cinco dias por 30 minutos.

Quais são os benefícios da corrida?

1. Melhora do humor

Depois de correr por mais de meia hora, o seu corpo começará a produzir neurotransmissores, entre eles a endorfina, que é uma das responsáveis por proporcionar euforia e prazer. Também irá subir o seu nível de testosterona, que está relacionado à sua disposição.

2. Redução da pressão arterial

Em um primeiro momento, a corrida diminui a sua pressão arterial em repouso. Você sentirá um melhor desempenho em situações diárias de estresse. Já em uma prazo maior, um dos benefícios da corrida será prevenir e até mesmo ajudar na hipertensão.

3. Ajuda na circulação do sangue

A circulação é extremamente importante para quem tem hipertensão, diabetes, colesterol alto ou taquicardia, problemas recorrentes, principalmente em pessoas que estão acima do peso. A corrida ajuda nesses casos porque é uma atividade aeróbica, ou seja, melhora a capacidade cardíaca.

4. Melhora o condicionamento físico

Correr regularmente faz com que o seu corpo ganhe resistência. O ganho de condicionamento físico ocorre por conta da melhora das funções do sistema cardiorrespiratório e do aumento de glicogênio muscular, isto é, uma espécie de combustível do nosso organismo, e também das organelas, que agem na produção de energia.

5. Fortalecimento de músculos e ossos

Um dos benefícios da corrida é deixar os ossos e músculos mais fortes, assim como articulações, tendões e ligamentos. Consequentemente, os riscos de fraturas, lesões e problemas como osteoporose ficam bem menores.
Os principais músculos usados durante a corrida são os membros inferiores, que seriam o glúteo máximo (que faz o contorno), quadríceps (que faz a extensão do joelho e ajuda a absorver o impacto do peso durante a corrida). Também são essenciais nessa atividade a musculatura posterior da coxa e a panturrilha.

6. Maior longevidade e previne doenças

Entre os benefícios da corrida estão o aumentados anos de vida, pois esse hábito reduz os riscos de morte precoce. Isso porque a atividade física, incluindo a corrida, inibe o aparecimento de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, depressão e alguns tipos de câncer.

O que saber antes de começar a correr?

É preciso começar essa atividade física de maneira correta para que possa desfrutar de todos os benefícios da corrida, além de entender como manter o foco. Confira alguns detalhes que você precisa saber antes de começar a sua corrida.

1. O que vestir

Para correr confortavelmente, você precisará de uma roupa leve e um tênis adequado, que deve ser usado com meias e não pode ser baixo para que o impacto nas articulações e problemas na coluna sejam evitados. Caso contrário, o seu tempo de corrida acabará sendo menor.

2. Alongamentos

Um preparo é necessário antes da corrida, para que o seu corpo não saia prejudicado, já que estamos falando de uma atividade de alta intensidade. Por isso, não deixe de alongar, principalmente as pernas e as costas. Assim, é possível evitar cãibras e dores musculares.

3. Comece devagar

Se está começando a praticar atividades físicas agora, é importante que não force o seu corpo. Inicie com uma velocidade lenta e corridas curtas, como 2 ou 3 quilômetros até se acostumar. Não precisa manter o ritmo o tempo todo, se sentir necessidade por reduzir, inclusive é recomendado que iniciantes intercalem durante o trajeto a corrida com caminhadas.
Caso você esteja habituado com outras atividades físicas e vai começar a correr, a dica é fazer corridas de 15 a 20 minutos e ir se alongando conforme faz um percurso.

4. Onde correr

Correr ao ar livre é uma ótima opção, pois você pode entrar em contato com a natureza e admirar uma bela paisagem enquanto aproveita os benefícios da corrida.
Sendo assim, procure correr em parques, áreas verdes ou em orlas, caso more em lugares com praia. Tome cuidado com locais com trânsito intenso, evite correr na rua ou em vias movimentadas.

5. Correr com ou sem música?

Essa é uma questão que depende de cada pessoa. A música com certeza deixa a atividade mais prazerosa, diminuindo a percepção de esforço e fazendo o tempo passar mais rápido, principalmente quando estiver na esteira que não oferece estímulo ao meio ambiente. Porém pode ajudar na concentração ou atrapalhar o seu ritmo.
Além disso, é preciso ficar atento ao local em que está sendo realizada a corrida. Em lugares com trânsito, é preferível que o corredor mantenha o foco nos veículos para evitar acidentes.

Como superar seus limites com a corrida?

Superar os seus limites na corrida exige bom senso e cuidado para que você não force o seu corpo. Por isso, é preciso ter determinação, planejamento e constância nos treinos.
Antes de tudo, uma meta deve ser traçada e, então, metas de corridas e treinos estabelecidas. Assim, você conseguirá, ao poucos, superar os seus limites de forma saudável.
Comece buscando distâncias menores primeiro. Conforme se sente preparado para aumentar o percurso e o seu ritmo aos poucos. Mas pare imediatamente caso perceba que o seu corpo ainda não esteja preparado para uma nova superação ou se ele der sinais de que algo está errado.

Corrida na esteira ou normal?

Na maioria dos casos, iniciantes preferem começar a correr na esteira, uma vez que o aparelho ajuda a melhorar a coordenação motora, ajuda a ganhar condicionamento físico, oferece um amortecimento maior, a manter um ritmo e respiração. Além disso, não há obstáculos como buracos, curvas, carros ou condições climáticas.
No entanto, correr na esteira é bem entediante para alguns. Ao livre, o corretor terá contato com estímulos sensoriais, como o clima, cheiro da mata ou até mesmo a intensidade das ruas. A corrida fica mais dinâmica.
Outro aspecto é a resistência do ar, uma força que atua sobre o corredor, que aumenta o esforço de locomoção. Isso faz com que o gasto calórico e o fortalecimento dos músculos sejam maiores. O vento também ajuda a dissipar o calor do corpo, evaporando o suor, consequentemente, ocorre um equilibrando da temperatura corporal e a fadiga é menor.

Conheça os produtos Iron Bag

Agora que já sabe todos os benefícios da corrida, chegou a hora de começar a se preparar para começar, não é mesmo? Então, conheça a Iron Bag, que oferece produtos inovadores para você começar a sua atividade física. Além disso, os seus acessórios têm alto valor agregado em design e muita praticidade para garantir o seu bem-estar!

TAGS:

, ,